#DANDARASEXPLICA – INTERSECCIONALIDADE

Hoje a #DandarasExplica um conceito que ultimamente está sendo muito utilizado que é Interseccionalidade. Começamos então explicando Intersecção, que, segundo o dicionário significa ponto em que se cruzam duas linhas ou duas superfícies. Já a Interseccionalidade é um termo que foi cunhado pela advogada, feminista e professora especializada nas questões de raça e gênero, a americana Kimberle Crenshaw por volta da década de 80. Nos anos 60 esse conceito já era conhecido e utilizado nos meios da sociologia, mas foi com a autora que ele foi introduzido na teoria Feminista.

A Interseccionalidade então, é a teoria responsável por estudar como a sobreposição dos papéis sociais e dos sistemas de dominação e discriminação se relacionam, e constituem a identidade dos sujeitos na sociedade, reiterando que cada um vai ser atravessado de maneira diferente, diante as suas características.

Como por exemplo, no Brasil, existem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, e, existe também a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, quando observamos então uma mulher negra, percebemos que essa está aquém de um cuidado específico em saúde, porque a mesma é atravessada pela questão gênero (ser mulher) e também pela questão raça (ser negra), desse modo, nenhuma das duas Políticas de Atenção Integral conseguem dar conta de suas especificidades.

Desse modo, entendemos a necessidade e importância do estudo desse conceito, para o nosso desenvolvimento e atuação social, fazendo com que esses sejam cada vez mais eficazes efetivos.

 

Sugestões de textos:

 KIMBERLE CRENSHAW: A URGÊNCIA DA INTERSECCIONALIDADE
https://www.ted.com/talks/kimberle_crenshaw_the_urgency_of_intersectionality?language=pt-br

2) KIMBERLE CRENSHAW SOBRE INTERSECCIONALIDADE: “EU QUERIA CRIAR UMA METÁFORA COTIDIANA QUE QUALQUER PESSOA PUDESSE USAR”.

https://www.geledes.org.br/kimberle-crenshaw-sobre-intersecionalidade-eu-queria-criar-uma-metafora-cotidiana-que-qualquer-pessoa-pudesse-usar/

3) INTERSECCIONALIDADE GÊNERO, RAÇA E ETNIA E A LEI MARIA DA PENHA.
http://www.redalyc.org/html/3093/309331565003/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s