#DandarasExplica – Cultura de Estupro

O #DandarasExplica de hoje fala sobre um fenômeno que afeta a todas as mulheres e principalmente as mulheres negras, que é a cultura de estupro.Segundo o Centro das Mulheres da Universidade Marshall, nos Estados Unidos,o termo foi cunhado na década de 70 por feministas americanas e é utilizado para descrever um ambiente no qual o estupro é predominante e no qual a violência sexual contra as mulheres é normalizada na mídia e na cultura popular.

Estupro é a prática não consensual do sexo, imposta por violência ou ameaça de qualquer natureza. Qualquer forma de prática sexual sem consentimento de uma das partes, envolvendo ou não penetração, configura estupro.

“Uma pesquisa da Unicef chamada Violência Sexual mostra que as mulheres negras são as mais vitimadas por essa violência. Não é um fenômeno. Faz parte de uma estrutura. Se for pegar o contexto histórico do Brasil, a gente tem um país com mais de 300 anos de escravidão, uma herança escravocrata. E que no período da escravidão as mulheres negras eram estupradas sistematicamente pelos senhores de escravo. Quando a gente fala de cultura do estupro é necessário fazer essa relação direta entre cultura do estupro e colonização. Tudo está ligado, um grupo que combina a dupla opressão: além do machismo, sofre o racismo. Claro que todas as mulheres estão vulneráveis, suscetíveis a essa violência sexual. Mas quando a gente fala da mulher negra existe esse componente a mais que é o racismo. Existe também essa questão de ultra-sensualizar a mulher negra, colocar ela como objeto sexual, como lasciva… São tão desumanizadas que até a violência contra elas de alguma forma se quer justificar. Se eu luto contra o machismo, mas ignoro o racismo, eu estou alimentando a mesma estrutura.”  Djamila Ribeiro para o El País.

Algumas referências:

[15:24, 16/10/2017] +55 71 9196-2518: http://www.scielo.br/pdf/ref/v25n1/1806-9584-ref-25-01-00009.pdf

https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/13881/9878
[15:24, 16/10/2017] +55 71 9196-2518: http://flucianofeijao.com.br/novo/wp-content/uploads/2016/11/O_CRIME_DE_ESTUPRO_E_A_CULTURA_DE_CULPABILIZACAO_DA_VITIMA.pdf

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s