#DandarasExplica : O que é apropriação cultural?

O #DandarasExplica de hoje é sobre um tema bem polêmico que ja envolveu artistas famosas e discussões homéricas nas redes sociais. A Apropriação cultural se configura pela a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Na discussão sobre etnia e cultura, instrumentos e indumentárias como turbantes, dreadlocks, Adinkras e outras tantas, são utilizadas por pessoas não negras e pela branquitude, tendo o seu significado esvaziado, fomentando a lógica capitalista.
A discussão é muito mais profunda quando colocamos na balança privilégios sociais na produção e uso dessas peças, no processo histórico de implementação de políticas de branqueamento no Brasil que se perdura até hoje, nas micro-relações onde os sentidos de símbolos de pertencimento étnico-racial e religioso são esvaziados e nas macro-relações, quando percebemos a afroconveniência desde o processo de entrada massiva de pessoas brancas nas religiões de matriz africana e reproduzindo discursos de ‘racismo reverso’ causando mais comoção com seu vitimismo do que a gritante parte da população negra que está em condição de extrema vulnerabilidade.
http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1427821377_ARQUIVO_LISANDRA-TEXTOCOMPLETOANPUH2015.pdf
http://www.escolaomega.com.br/arquivos/downloads/aulas/ensinomedio/3serie/apropiacao%20cultural.pdf

http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-8RHH3P/dimensoes_do_processo_de_apropriacao_cultural_andreiadeberna.pdf;jsessionid=D39F581A4AB7DE1938A151DD88B4889C?sequence=1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s