Oi Quem é você?

 

Por Lívia Marques

Pois então, esta tem sido uma pergunta que volte e meia estou ouvindo. Ué que estranho…

Também acho. Mas vou explicar um pouco melhor.

Sou Livia da Silva Marques, Psicóloga Clínica e Organizacional, Empreendedora na Empresa PsiGente, onde ministro treinamentos, palestras e presto consultorias para pessoas jurídica e física.

Ah! Sou filha de um pai branco e uma mãe negra. Ambos vieram de famílias humildes que moravam e alguns ainda moram em comunidades do Rio de Janeiro.

Sou Coautora do Livro “Construa o seu Caminho. Você está Construindo o seu?” e Coordenadora do Livro” Desafios de Educar. Educar hoje.”. Ainda sou Professora de Algumas Faculdades do Rio de Janeiro.

Mas então quem é você, Livia? Sou Livia, Psicóloga, Negra, Mulher, Mãe, Filha, amiga e buscando sempre trabalhar e ter a Empatia que é necessária para a vida profissional e pessoal.

Uma vez ao abrir a Porta do Consultório em que trabalho ouvi:” Oi Quem é você? A secretária, a faxineira? “Eu fiquei parada , perplexa. Observação: Caso eu fosse qualquer outra profissional não teria problemas. Trabalho honesto e correto. Sem humilhar as pessoas onde busco o meu sustento precisamos aplaudir. Haja vista o que temos visto por esse País (mas isso é para outro papo). Respondi: “Sou Livia, Psicóloga que também trabalha aqui!”.

A pessoa ficou sem expressão. Mas me senti estranha naquele momento. Mais um dos momentos, não é verdade?

Um outro momento que me marcou muito foi recente: Cheguei a um Congresso de Psicologia, quando olhei ao redor, a maioria pessoas brancas. Me questionei: “Nossa cadê os outros?” Sim! Pois já entendia mais sobre a Representatividade. Mas segui. Legal que encontrei duas amigas, negras lá. Depois nos juntamos com outras queridas amigas, brancas, negras, todas Psicólogas que estão engajadas em entender mais e mais sobre as questões psicológicas e como podemos melhorar nossos trabalhos.

 

Ser Psicóloga negra, no início eu via como algo complicado demais. Mas hoje vejo o potencial que temos. Não apenas o potencial de atendimento. Tenho pacientes de todos os públicos e tenho muitas pessoas que são brancas e querem conversar mais sobre racismo. Nós falamos!

Tenho pacientes negros, que buscam essa representatividade e que hoje florescem lindamente. Um orgulho que tenho…

Meus alunos, um caso à parte. “Uma vez ministrando uma aula. Terminei a aula e uma aluna ficou na porta me aguardando. Olhei para ela, e ela muito séria. Perguntei se tinha alguma dúvida ou se tinha ficado chateada com algo.

Ela disse: “Não! Estou até agora impressionada. Mas por que? Estou representada. Nunca tive professores negros na minha graduação de Psicologia. Agora com você aqui me deu esperanças.” Daí falamos sobre “n” assuntos que me deixou feliz e ela também. Sabe a história de se ver no outro? Eu estava cansada, já eram quase onze da noite. Mas fiquei ali conversando com ela. Depois quando cheguei em casa, chorei. De alegria, de mais um dia de resistência, mais um dia de conquistas e mais um dia que PUDE AUXILIAR NO EMPODERAMENTO.

Por enquanto é isso.

Muitos abraços da Psicóloga Livia Marques

CRP 05/37353

21 997136690

Atendimentos no Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/psicologaliviamarques

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Oi Quem é você?

  1. Olá, meu nome é Ita, sou de salvador/BA e gostaria de saber se existe uma sede para visitação e para participar de palestras sobres as temáticas que este grupo trás e debates em salvador, muito ansiosa também pelo mapeamento de psicólogos negros por aqui.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s