Nota de repúdio

NOTA DE REPÚDIO – DESMONTE DO SUS

A Rede Dandaras, iniciativa composta totalmente por mulheres negras em seu corpo de membros e participantes, vem a público registrar nota de repúdio ao desmonte do Sistema Único de Saúde e a construção da proposta aniquiladora de direitos que intenciona garantir condições para a apropriação privada do fundo público de modo a atender interesses empresariais, se desvinculando completamente dos princípios da universalidade, integralidade e equidade construídos através de muita luta e movimentação social.

O SUS é um direito e principalmente uma conquista do povo e nós, que baseamos nosso pensamento e ações estratégicas consonantes com os princípios desse sistema, nos compreendendo como maioria da população, estamos cientes que somos intensamente atingidas por esse desmonte que é uma peça chave de uma série de retrocessos políticos e perda de garantias de direitos que intensificam o genocídio da população negra nesse país.

Nós repudiamos veementemente a proposta apresentada pela Federação Brasileira de Planos de Saúde (FEBRAPLAN), no último dia 10 de Abril no evento “ 1º Fórum Brasil – Agenda Saúde: a ousadia de propor um Novo Sistema de Saúde” para construir um sistema de saúde em substituição do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS foi criado na mesma época histórica da Constituição Federal e garante saúde integral e qualificada como direito de todos e dever do Estado.

Reiteramos repúdio a qualquer proposta de ordem pública ou privada que objetive criar um sistema agenciado pelo setor privado, que desvirtuam os princípios do SUS para investir em uma iniciativa que não investiga os reais motivos do sucateamento do SUS, ocultando sabotagem política, econômica, institucional e um forte interesse no lucro a partir da decadência das vidas não-privilegiadas, que é maioria populacional.

A maioria dos usuários dos SUS são pessoas negras e em situação de vulnerabilidade, que dependem unicamente desses serviços para garantir a sobrevivência e a manutenção de produção/prevenção/promoção de saúde. O ‘Sistema Nacional de Saúde’ é a representação da tentativa da deslegitimação de saúde enquanto direito adquirido e o fomento de saúde enquanto mercadoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

cientistasfeministas

um blog de divulgação científica escrito por mulheres

TICs e Ensino de Línguas

Site destinado ao compartilhamento das reflexões e projetos do curso TICs e Ensino de Língua, do curso de graduação em Letras, da UNESP-Assis.

METAMORFASE

ARTE/ARTIGO/MUSICA/CINEMA/

Beleza Black Power

Beleza, moda e empoderamento

BLOG COM V

Somos a poesia que não rima, em seis versos.

Eu, tu, elas

Feminismo na prática

Pela ótica da mulher negra

Os mais diversos assuntos, abordados por uma nova visão que foge do senso comum.

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: