“Fincado na sociedade” O Racismo

Lívia Marques¹

Olá

Acho que alguns já me conhecem. Caso não, sou Psicóloga Livia Marques.

Mulher
Negra
Mãe
Psicóloga
E alguém que acredita nas melhorias da sociedade. Além disso luto por isso.
Hoje o texto será de como a raiz do racismo é fincada na sociedade. Como assim?
Bem você que está lendo agradeço.
Quando eu digo que a raiz está bem fincada digo sobre os famosos “mínimos” de ” situações que são ditas pequenas”. Mas que na verdade não são. Elas ferem todos nós. Uma mulher negra ela já pode começar a sentir a sua solidão na infância. Quando ela vai a uma festinha( isso nos dias de hoje) e as crianças não brincam com ela ou a acham bruxa porque não tem uma boneca que seja negra. Sendo assim já começamos a sermos marginalizadas.
Enfrentar a situação da solidão e perceber que nossos corpos são vistos primeiramente antes da nossa voz é muito dolorido.
Nossos corpos são vistos de várias formas. Como sexualização, como escravizados, como minoritários, como inferiores. Se isso pode causar danos psicológicos? Sim!
Pois já crescemos , infelizmente, dentro de um esquema muito crônico, construído e enraizada para nossos comportamentos e conquistas.
Mas será que precisamos extendê-los? Acredito que não. E você o que tem em você que te trava, te impede de crescer? Que tipo de crença que você possui que faz com que você não diga e sofra psicologicamente?
Vamos juntos. Juntos nós podemos mais.
Livia Marques
Psicóloga Clínica
CRP 05/37353
(21) 997136690

Deixe um comentário