“Mas o meu uniforme?”

“Mas o meu uniforme?”

Lívia Marques ¹
Hoje venho falar mais ainda um pouco, sobre a saúde mental do povo negro. Mas hoje falar das nossas mães negras. Que tanto sofrem.
Estamos na época de Copa. Eu gosto de futebol. Mas não fico “alienada” apenas com o futebol. Fico “ligada” no que acontece na minha sociedade. Aquela mesma que no dia em que me formei jurei zelar.
E faço isso.
Estamos vivendo situações difíceis no dia a dia com violência, marginalização, corrupção e mantenedores de papéis no poder.
Mas o que isso tem haver com a mãe negra?
Sabe o que eu quero dizer? Quantas mães ,como a do menino que perguntou:” Mãe não viram meu uniforme”. Imaginem essa mãe que estava ali aguardando uma ambulância para socorrer o filho, que estava agonizando ao seu lado. Pensem numa mãe que vê o filho morrendo e não aguenta e o sofrimento e morte ao lado dele.
Dói de pensar não é verdade?
Hoje , infelizmente, não temos psicólogos suficientes que possam atender esta demanda e que Não entendem a demanda dessas mães. O que eu mais tento debater com meus colegas psicólogos, sejam brancos ,negros ou não. Que todos nós PRECISAMOS NOS ABRIR E ACOLHER ESSA DEMANDA.
Estamos sofrendo. A população negra é a que mais sofre com mortes, estupros, abusos, violências e com marginalização. Bem será que isso já é de desde sempre? Reflita…
Mães faveladas ,que perdem seus filhos. Mães vítimas da violência do racismo, preconceito e violência precisam ser assistidas por nós. Nós Psicólogos.
O índice de mulheres mães que desenvolvem depressão, transtorno de anisedade, alimentares dentre outros que são mães órfãs vítimas da violência do dia a dia é grande.
Vamos abrir os olhos e entender mais essa demanda que nos aparece no dia a dia.
Psicologia é para TODOS.
Anúncios

Um comentário sobre ““Mas o meu uniforme?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s